Como prevenir a queda de cabelo?

Como prevenir a queda de cabelo?

Em primeiro lugar, relembramos que é muito importante aprender a prevenir a queda de cabelo! Logo, não prevenindo acabará, mais tarde, por utilizar produtos para que o cabelo volte a crescer saudável.

Portanto, prevenir a queda de cabelo é essencial para evitar um problema que, mais cedo ou mais tarde, acaba por nos afetar a todos.

Queda de cabelo: porque?

Basicamente, a desregulação do ciclo de crescimento do cabelo é o principal fator para a queda e crescimento mais fraco do cabelo.

Mas, com a chegada do Outono, este problema tende a agravar-se. Na verdade, a causa da queda capilar nem sempre tem a mesma origem.

Quais os fatores envolvidos na queda capilar?

Os principais fatores que podem influenciar o ciclo de crescimento do cabelo são, nomeadamente:

  • o stress
  • a fadiga
  • problemas hormonais
  • problemas alimentares
  • a medicação

Como prevenir a queda de cabelo?

Então, para ajudar na resolução deste problema tão incómodo, o tratamento mais comum é a toma de suplementos alimentares. Geralmente, estes são compostos por vitaminas, minerais e proteínas.

Habitualmente, estes suplementos apresentam-se em comprimidos ou pós solúveis e têm como função complementar a carência de nutrientes e vitaminas essenciais ao crescimento e fortalecimento do cabelo.

Como prevenir a queda de cabelo: os nutrientes mais importantes para a prevenção de queda capilar

Anteriormente, referimos que os suplementos indicados na queda capilar são ricos em vitaminas. Portanto, na sua composição iremos encontrar em destaque as vitaminas A, C e E, sendo que a mais comum é a vitamina B7, também conhecida por Biotina ou vitamina H.

Qual o papel da biotina? Segundo muitos autores, a biotina é responsável pela síntese de cisteína, um aminoácido presente na queratina, responsável pela estrutura do folículo capilar.

Além das vitaminas, um bom suplemento deve conter zinco, mineral essencial para manter o cabelo hidratado e com boa qualidade.

Normalmente, os suplementos capilares podem ser complementados com produtos de aplicação tópica, por exemplo as ampolas ou loções. Estes atuam diretamente no ciclo do cabelo e aumentam a fase de crescimento.

Como prevenir a queda de cabelo

Queda capilar androgenética: causas e tratamentos

Geralmente, a queda de cabelo pode ter causa genética e, nesse caso, toma o nome de alopecia androgénica. Portanto, este tipo de queda capilar é uma doença hereditária que atinge tanto o sexo masculino como o feminino. No entanto, é mais comum nos homens.

Então, para estas situações, a eficácia dos suplementos é bastante diminuída, sendo recomendável consultar um médico, que indicará o melhor tratamento a seguir. Por vezes, é mesmo necessário a toma de medicamentos sujeitos a receita médica.

Os medicamentos mais comuns a serem usados no tratamento da alopecia são:

  • Minoxidil tópico (não sujeito a receita médica)
  • Finasterida oral (sujeito a receita médica)

Estes medicamentos vão permitir uma redução na queda de cabelo, visível após 3 a 6 meses de tratamento. Além disso, proporcionam um aumento do crescimento capilar.

como prevenir a queda de cabelo

Queda ou quebra de cabelo?

Muitas vezes, a queda é confundida com quebra de cabelo.

Então, para perceber a diferença, basta ver se os cabelos que ficam na escova quando se penteia têm ou não folículo. Assim sendo, quando se verifica a presença de folículos, está perante um problema de queda de cabelo! Caso contrário, está perante um problema de quebra dos cabelos. Este problema pode ser resolvido com soluções semelhantes àquelas com que tratamos a queda.

Atenção! A renovação capilar é um fenómeno normal para todas as pessoas. Só devemos pensar num problema de queda de cabelo se o volume capilar em queda for considerável.

Análise ao cabelo

Na Farmácia Central dispomos do serviço de análise capilar.

Este serviço é realizado com recurso a um equipamento especializado que nos permite visualizar a raiz do cabelo.

Assim, recorrendo a este equipamento efetuamos a análise capilar e conseguimos determinar o tipo de cabelo e o estado em que se encontram os folículos capilares.

Portanto, se quer saber como está o seu couro cabeludo e se tem queda capilar consulte a equipa da farmácia Central de Borba ou marque aqui o serviço.

 

Concluindo, qualquer que seja o caso – queda ou quebra de cabelo – é necessário um tratamento contínuo para garantir resultados de sucesso!

Gostou do artigo? Deixe aqui o seu comentário.